Maratona de Porto Alegre 2017: 9 dicas imperdíveis do que fazer na cidade

Para quem não conhece a capital dos gaúchos, selecionamos 9 sugestões para você aproveitar ao máximo sua estadia em Porto Alegre!

A Maratona Internacional de Porto Alegre acontece neste domingo, 11 de junho. Para quem não conhece a capital dos gaúchos, selecionamos 9 sugestões para você aproveitar ao máximo sua estadia em Porto Alegre!

1.    Saborear o tradicional churrasco gaúcho

Impossível – e inaceitável! – deixar Porto Alegre sem provar o tradicional churrasco. A dica, para quem procura um restaurante bem tradicional, repleto de locais, delicioso e com preço adequado é o Restaurante Barranco (Av. Protásio Alves, 1578 – www.restaurantebarranco.com.br). O local é ponto de encontro nos sábados e domingos. Aberto há 45 anos, a picanha, o lombo com queijo e a polentinha de entrada são imperdíveis. Uma ótima sugestão para o seu pós-prova!

 

2.    Aproveitar os bares, cafés e restaurantes do bairro Moinhos de Vento

O bairro mais sofisticado de Porto Alegre – Moinhos de Vento – tem 3 das ruas mais charmosas da cidade: Padre Chagas, Fernando Gomes e Dinarte Ribeiro. Nestas ruas, você encontrará alguns dos bares, cafés e restaurantes mais disputados nos finais de semana. Se você estiver procurando locais pro seu jantar de massas, a região reúne boas opções: as pedidas são o Puppi Baggio, Usina das Massas e o A Massa – todos na rua Dinarte Ribeiro, com preços moderados.

 

3.    Treinar – ou simplesmente passear – nos parques da cidade

Aproveite a manhã de sábado para fazer um treino leve, ou somente passear pelo Parque da Redenção. Nos sábados pela manhã o parque fica repleto de gente, que aproveita o local, que conta ainda com a feira de produtos orgânicos, e também treinar (uma volta no parque tem cerca de 2,5km). O parque Moinhos de Vento – ou simplesmente Parcão também é uma excelente opção. Embora menor, é um dos locais preferidos dos porto-alegrenses para curtir um dia de sol.

 

4. Ir na Banca 40 do Mercado Público

Mesmo em época de frio, vale a pena visitar a Banca 40 do Mercado Público, que oferece um dos melhores e mais tradicionais sorvetes da cidade. Aberta há mais de 80 anos, a Banca 40 tem, como carro chefe a Bomba Royal (salada de frutas, três bolas de sorvete e nata batida).

 

5.    Visitar a Fundação Iberê Camargo

Um dos novos cartões postais de Porto Alegre é a Fundação Iberê Camargo, à beira do Guaíba. A construção, de concreto branco, chama a atenção e é destaque de quem segue para a zona sul da cidade. O local apresenta grande acervo do pintor Iberê Camargo, com mais de 4.000 obras em seu acervo. Abre nas sextas e sábados.

 

6.    Visitar a Usina do Gasômetro

Outro cartão postal de Porto Alegre, é passeio obrigatório para quem conhece a capital dos gaúchos. No final de tarde, é boa pedida para curtir o por do sol, às margens do Guaíba. O local foi inaugurado em 1928, com o objetivo de fornecer energia elétrica à base de carvão mineral para a cidade. Foi desativada em 1974, e em 1991 foi aberto como um espaço cultural para a população. Apesar das obras no entorno, ali também é o local que é ponto de partida para o treinamento de muitos corredores da cidade.

 

7.    Usar a Linha Turismo

Quem quiser ter uma ideia geral da cidade mas não dispõe de muito tempo, a dica é a Linha Turismo. Com o segundo andar aberto, é possível curtir o visual de Porto Alegre no passeio, que funciona de terça a domingo, com duas opções de roteiro: Centro Histórico e Zona Sul. Mais informações sobre o percurso e entradas no site www.portoalegre.travel

 

8.    Conhecer o Centro Histórico

Se você gosta de arte, uma visita ao Centro Histórico de Porto Alegre é ótima opção para o roteiro. Inclua uma visita no MARGS – o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, com um dos melhores acervos do estado, incluindo obras de Cândido Portinadi e Di Cavalcanti (aproveite a visita para uma refeição ou café no Bistrô do MARGS). No Centro Histórico estão ainda a Catedral de Porto Alegre, o Theatro São Pedro e o Palácio Piratini, sede do governo do estado.

 

9. Escapar para Gramado e Canela

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais visitados do Brasil. Se você tiver a oportunidade, aproveite e tire um dia para conhecer Gramado e Canela, duas das principais cidades da região. A viagem leva entre 1h30 e 2h, e vale muito a pena pelas belezas da região, arquitetura característica e delícias gastronômicas, incluindo comida italiana, fondues e muito chocolate.